terça-feira, 16 de outubro de 2012

Jardim Vertical

Olá !! O tema de hoje é mais que atual, é a cara da minha cidade, Cuiabá.
Para quem ainda não conhece Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, saiba que nossa principal característica é o calor .. (rsrs) com o clima tropical quente, sub-úmido e localizado em uma depressão, temos uma temperatura media de 25°C, atingindo picos de até 48°C, não é mole não!
Sendo escolhida como uma das sedes dos jogos da copa de 2014, Cuiabá sofre algumas intervenções urbanas, que logicamente são muito importantes para o progresso e qualidade de vida na cidade, mas como tudo na vida tem o lado negativo, o progresso muitas vezes não anda ao lado da natureza, e essas intervenções tem diminuído os poucos espaços verdes da capital. O que causará, com certeza, um aumento ainda maior na nossa temperatura media.
Calmaaa.. não vamos nos desesperar (rsrs). Queria mostrar hoje pra vocês que alem de ser muito atual os jardins verticais podem nos ajudar com esse probleminha do calor.
Com o apoio da tecnologia e inovações, com sistemas de irrigação automatizados e substratos mais leves, essa proposta, esta tomando conta do cenário.
Primeiro vou mostrar dois projetos muito legais, que utilizaram o jardim vertical como partido.
Bosque vertical é como vem sendo chamado esse edifício projetado pelo arquiteto italiano Stefano Boeri, atualmente em construção no centro de Milão. A fachada das duas torres residenciais abrigará árvores de 3 m a 9 m de altura, além de arbustos e espécies florais.
Bosque vertical
 Bosque vertical
A Casa verde empilhada, em Ho Chi Minh, é uma versão das tradicionais casa-tubo do Vietnã. O projeto é do arquiteto vietnamita Vo Trong Nghia. Placas de concreto branco compõem as fachadas frontal e de fundos. Essas estruturas estão posicionadas para desviar a luz do sol direta, enquanto ainda possibilitam que a brisa natural flua para o interior e ilumine as samambaias e flores nativas que estão plantadas ao longo da parte superior das placas. 
Casa verde empilhada
 
Casa verde empilhada
 
No Brasil também encontramos profissionais e empresas que já trabalham com essa tendencia.
O muro lateral dessa residência recebeu vegetação abrigada em grandes quadros. O projeto é do arquiteto paisagista Benedito Abbud, e foi executado pela Wall Plant (http://www.wallplant.com.br).
 
 
Na fachada dessa residência foi feita uma horta vertical implantada: o sistema utilizado pela Ecotelhado (www.ecotelhado.com.br) permite o cultivo de hortaliças diversas por hidroponia.
 

Além de embelezar a cidade, essa fachada verde diminui a temperatura tanto do micro quanto do macro ambiente externo. Na foto, o sistema Canguru também da Ecotelhado (www.ecotelhado.com.br) foi o escolhido pelos arquitetos Roberta Petillo e Vitor Hugo Rebello Junior, para estruturar o paisagismo. O sistema conta com irrigação automatizada e dispensa terra.

 
Essa fachada verde foi construída a partir de módulos cerâmicos instalados lado a lado formando uma canaleta no comprimento desejado. Fornecida pela Green Wall Ceramic (www.greenwallceramic.com.br), a tecnologia conta com sistema de irrigação próprio por gotejamento, que evita o acúmulo de umidade.
Realmente isso é tendência. E com certeza pra ficar !!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário